10 itens que não podem faltar na avaliação sobre matemática

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Entender como acontece o desenvolvimento das crianças e estar atento a mudanças, avanços e possíveis retrocessos, exige reflexão e planejamento por parte do professor. Há três questões que me afligem quando penso na avaliação na educação infantil:

  1. Como entender como a criança está descobrindo e construindo conceitos sobre o mundo?
  2. Como reconhecer experiências reveladoras e oferecer possibilidades ricas e significativas que desafiem e encoragem a criança a prosseguir em suas descobertas com segurança e iniciativa?
  3. Como comunicar tudo isso?

Imagino que todo professor também se inquiete com essas questões que remetem ao COMO fazer. Parece simples falar de observação, olhares e escutas. Registros, relatórios e documentações. Mas, na hora de avaliar, de comunicar aprendizagens, como fazer? Organize todo material, atividades e registros das crianças, vou te dar algumas dicas para escrever seu relatório a partir de sua observação, sobre a LINGUAGEM MATEMÁTICA, vale a pena conferir:

10 ITENS IMPORTANTES SOBRE AVALIAÇÃOEM LINGUAGEM MATEMÁTICA:

Linguagem matemática (1 a 3 anos)

  1. Identifica momentos permanentes na rotina?
  2. Participa da construção da rotina utilizando imagens, desenhos, fichas e objetos?
  3. Participa de circuitos motores (passa por dentro, embaixo, fora, em cima…)
  4. Participa de jogos simples e de regras?
  5. Participa de jogo simbólico?
  6. Utiliza contagem oral?
  7. Verbaliza conceitos matemáticos (Esse é grande, pequeno, maior, mais alto…)
  8. Compara e seleciona objetos?
  9. Projeta e realiza construções, empilha, equilibra, alinha?
  10. Desenvolve e testa hipóteses para resolver problemas? ( como descer de um lugar que subiu, pegar um objeto, etc…)

Linguagem matemática (4 a 5 anos)

  1. Participa da construção da rotina utilizando a escrita, leitura, desenhos, fichas e objetos?
  2. Compreende a passagem de tempo na rotina?
  3. Manipula o calendário, compreende temporalidade ( ontem, hoje…)?
  4. Reconhece números?
  5. Lê e escreve números?
  6. Participa, ajuda a montar e registra percursos e circuitos motores?
  7. Projeta e realiza construções, empilha, equilibra, alinha?
  8. Realiza contagens, compara, seleciona, quantifica objetos?
  9. Realiza correspondência? Participa de jogos de regras?
  10. Desenvolve e testa hipóteses para resolver problemas?

Assim como outras práticas educativas, a avaliação na educação infantil revela concepções político pedagógicas de uma instituição. A avaliação permeia processos, ela deve ser uma prática constante e não acontecer somente nos momentos finais. É o ponto de partida para fazer um planejameto e mediar experiências significativas.

Vamos continuar nossa conversa e se quiser saber mais sobre registros na avaliação, vem que eu te ajudo!