10 itens que não podem faltar na Avaliação sobre Leitura, Linguagem oral e escrita conforme a BNCC

Tempo de leitura: 3 minutos

Falar da criança em um relatório por escrito, requer exercício ético e reflexivo. O relatório na avaliação deve ser um instrumento de promoção. Sabemos que a infância é uma etapa inaugural da vida, a criança é um ser em desenvolvimento, por isso, não há ainda, características definitivas. Tudo está em processo.

Ela não É, ela ESTÁ de uma determinada maneira, em determinado momento. Por isso, nunca deve-se utilizar palavras que representem juízo de valor e desvalorização da criança e sua família. Como por exemplo, expressões do tipo: “É uma criança muito agressiva”, “É tímida”, “Falta muito”… 

Abaixo dou algumas sugestões para escrever relatórios e pensar na avaliação a partir das concepções das DCN ( Diretrizes Curriculares Nacionais) e da BNCC ( Base Nacional Comum Curricular) para a Educação Infantil. Vão te ajudar muito!

5 PASSOS PARA UMA AVALIAÇÃO PERFEITA

  1. Desenvolver olhar atento, observar as crianças em ação
  2. Desenvolver escuta sensível, ouvir as crianças
  3. Escrever observações pertinentes com fotos, desenhos, vídeos, aúdios
  4. Pensar sobre as ações observadas, organizar sequências
  5. Escrever conclusões sobre as ações, comunicar as aprendizagens observadas

O roteiro de escrita é sobre Leitura, Linguagem oral e escrita, de bebês, crianças de 0 a 3 anos e 4 e 5 anos dentro de todos os Campos de Experiências.

Basta responder pensando na criança e escrever em forma de texto. Seu relatório está pronto! Vamos lá:

10 ITENS QUE NÃO PODEM FALTAR NA AVALIAÇÃO:

Linguagem oral, leitura e escrita (bebês)

  1. Há emissão de balbucios para comunicar desejos?
  2. O que acontece em suas emissões? ( gritinhos, ruídos, movimentos corporais em direção ao foco de atenção)
  3. Repete sons? Se sim, quais, por exemplo?
  4. Está atento às nossas respostas?
  5. O que acontece se você emitir uma música, um novo som? Ele percebe? O repete?
  6. Conte, escreva uma situação interessante que foi observada
  7. Há mudanças no comportamento do bebê a partir da sua interação verbal com ele? Quais?
  8. O bebê responde comandos simples (venha buscar a bola…).Tenta interagir verbalmente com outros colegas?
  9. Consegue manusear livros apropriados para a idade?
  10. Conte, escreva uma situação interessante que foi observada

Linguagem oral, leitura e escrita (1 a 3 anos)

  1. A criança brinca de faz de conta?
  2. Inventa e participa de histórias?
  3. Manipula e se interessa por livros e portadores de textos?
  4. Faz recontos orais com fantoches, bonecos e imagens?
  5. Reconhece e nomeia colegas e adultos da escola?
  6. Manifesta desejos utilizando a fala?
  7. Nomeia objetos pessoais e do dia a dia na escola?
  8. Reconhece seu nome em objetos pessoais e na sala?
  9. Conta histórias com apoio de livros?
  10. Conte, escreva uma situação interessante que foi observada

Linguagem oral, leitura e escrita (4 a 5 anos)

  1. A criança brinca de faz de conta utilizando portadores de leitura e escrita?
  2. Inventa e participa de histórias?
  3. Se interessa por livros e portadores de texto?
  4. Faz recontos orais, narra acontecimentos?
  5. Reconta utilizando registros (desenho, escrita) ? Realiza pseudo leituras?
  6. Reconhece, nomeia e escreve utilizando letras?
  7. Reconhece e-ou escreve o seu nome, o nome dos colegas e palavras da rotina? Escrita espontânea?
  8. Quais hipóteses está elaborando sobre a escrita?
  9. Verbaliza ideias, sentimentos, pensamentos com sequencia lógica?
  10. Conte, escreva uma situação interessante que foi observada

Escreva a partir desses roteiros e me conte nos comentários a sua experiência.

Se quiser sugestões para avaliação da Linguagem Matemática, clique aqui e veja 10 itens que não podem faltar na avaliação da linguagem matemática.

https://fernandaclimaco.com.br