O que dizer na reunião de pais de fim de ano

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas escolas optam por entregar para as famílias os materiais produzidos e os relatórios individuais realizando uma Reunião De Pais no fim do ano. Esse encontro com as famílias é uma ótima oportunidade para comunicar as aprendizagens e também, dizer do seu trabalho, professor(a)! Para isso, é preciso planejar! Uma reunião bem planejada será bem conduzida e fará a diferença. Veja como ter sucesso nessa tarefa em cinco ações:

1. Definir o roteiro com colegas e com a coordenação
Para não perder o foco, vale organizar antecipadamente com os colegas e com a coordenação um roteiro do que será dito às famílias, uma pauta de reunião. Pode-se pensar em comunicar:

  • avanços na construção da autonomia do grupo, nas relações interpessoais,
  • brincadeiras
  • resolução de problemas
  • aprendizagens nos projetos
  • entrega de relatórios e-ou materiais das crianças

Se desejar gravar vídeos ou fotos, peça um dvd ou pendrive para isso.

  1. Produzir e enviar os convites

O convite deve ser feito com a participação das crianças e enviado com pelo menos uma semana de antecedência. Comunique claramente o dia da reunião, reunião, local, hora para começar e terminar. É importante lembrar que se trata de um encontro coletivo, ou seja, não trataremos de questões individuais. Pode-se agendar um outro horário, caso as famílias ou a escola achem necessário.

  1. Preparar o ambiente

Deve-se preparar com as crianças o espaço onde acontecerá o encontro. É importante que as famílias sintam-se acolhidas por todos. Há professores que costumam pedir às crianças para fazer desenhos para receber as famílias na sala onde será a reunião. Dar aos pais a oportunidade de identificar o trabalho do filho entre tantos outros é uma forma carinhosa de dar boas-vindas. Uma saudação no quadro, pastas, trabalhos ou cadernos expostos são outras formas simpáticas de acolher os pais. Se a reunião for feita à noite, é bom providenciar água, café e biscoitos. Fazer biscoitos e um cartão com a meninada pode também ser uma experiência memorável para todos.

  1. O que dizer na reunião

Esse é um momento de encerramento de ano letivo. Mesmo que as turmas tenham continuidade em ciclos, no próximo ano, há esse momento de parar para avaliar o que passou, comunicar aprendizagens, projetos desafios e conquistas da meninada. Contar sobre desafios do grupo (como por exemplo: como resolver conflitos sem bater, sentar em roda…) e como as crianças desenvolveram as estratégias para resolver esses problemas são temas importantes para compartilhar com os pais. Pode-se organizar para isso, uma apresentação  para ser projetada, apresentada em tv, um mural com fotos e desenhos ou um vídeo com imagens dos momentos vividos. A reunião fica mais dinâmica e as famílias e crianças podem ter um belo registro em dvd ou pendrive para rever em casa. Caso a reunião tenha por finalidade a entrega de relatórios, pode-se fazer esse momento contando com a participação das crianças também.

  1. Para terminar

Uma boa maneira de concluir o encontro é lembrar e agradecer o papel dos pais na aprendizagem dos filhos e na parceria estabelecida com a instituição. Conversar sobre o que acontece na escola, acompanhar o dever de casa, brincar e incentivar a leitura, são alguns exemplos. Integrar pais nos projetos e ações comunitárias da instituição também são uma maneira de incluir essa responsabilidade e compromisso nas famílias. Um projeto educativo eficiente faz sentido quando integra criança-escola-família- comunidade. Dizer e ouvir sobre expectativas para o próximo ano sempre estimulam e deixam a sensação de querer dar continuidade. Escute as famílias e diga como foi para você, professor(a), participar dessa etapa de formação escolar dessa turma. Agradeça.

Por fim, aproveite essas dicas e promova um encontro diferente com as famílias. Lembre-se que há um senso comum que toda reunião de escola é a mesma coisa: uma chatice! Mas você e seus colegas podem fazer diferente. Garanto que, incluir as crianças nesse processo (participar presencialmente ou fazer uma receita, desenhos, vídeos…) dará um outro sentido a sua reunião de final de ano! Experimente!

Desejo sucesso em sua reunião de pais!