Sobre a adaptação dos Professores da educação infantil

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Além da pandemia, que chegou trazendo protocolos e normas para o retorno às creches e escolas, gerando novas adaptações ao cotidiano da educação infantil, há outros desafios quando tratamos do acolhimento e da adaptação dos adultos.

Discutimos e pensamos muito sobre a adaptação e acolhimento das crianças na educação infantil. Mas e o(a) professor(a)? Como  professores, monitores e estagiários da educação infantil vivem e sentem as diferentes adaptações ao longo da carreira? Já pensou nisso? Como você está vivendo esse momento de recomeços?

Acredito que há muitos desafios na adaptação dos professores e um deles é, sem dúvidas, o seu primeiro dia com as crianças! E agora? O que fazer? Como fazer?  Quem vai me ajudar? Socorro!!! A primeira vez como professor(a), a gente nunca esquece!

Lembro-me do sentimento de incerteza  e ao mesmo tempo, da ansiedade em planejar, de tentar cumprir rotinas e das crianças não se envolverem. Que angústia tentar organizar um grupo e não saber como! Com o passar dos anos, a experiência e os estudos me ajudaram a superar essas inseguranças iniciais e me trouxeram a segurança de uma prática reflexiva, baseada na escuta, na observação e em estar junto das crianças, no tempo delas. Hoje, ajudo muitos professores a começar na profissão, a viver esse início sem hesitação e com mais presença e alegria!

E a experiência desafiadora de adaptação que é ter que mudar de turma? Houve um tempo em que passei uns 5 anos como professora das crianças de 3 anos. De repente, tive que ir trabalhar com os bebês. Adaptação difícil para qualquer professora! O sentimento inicial foi de recusa, fiquei pensando nos desafios, o que fazer com os bebês? Mas logo me encantei pela possibilidade do novo, de estudar, aprender e ampliar minhas competências profissionais. E me adaptei. Hoje, essa experiência me capacitou para o trabalho com o berçário na formação de professores da infância. Só agradeço a oportunidade! Como cresci com os pequenos! Se está passando por essa situação, saiba que conhecer e trabalhar com crianças de todas as idades ajuda a aprender mais sobre elas e torna o professor da infância um profissional mais completo e experiente.

Um outro tipo de desafio na adaptação é trocar de instituição. Mudar de escola nunca é fácil. Lembro-me de longos anos em uma escola, estava acostumada com as colegas, famílias, funcionários, meu local de trabalho tranquilo e previsível. De repente, ter que começar a trabalhar em uma nova escola trouxe novos desafios, novas relações, ambientes, tudo novo. Hoje, busco sempre observar, interagir com aqueles que se mostram mais acolhedores e em pouco tempo, já me sinto em casa! Se você está começando em escola nova, procure observar , ter boa escuta das crianças e adultos, busque compreender as dinâmicas da nova instituição, pergunte, aprenda com as profes veteranas, estude e siga confiante!

Sair da sala de aula e ir para a coordenação ou direção pedagógica da instituição também é outro momento desafiador na vida de uma professora da infância. Ser aceita pelos colegas e pelas famílias nesse novo lugar dá aquele frio na barriga! Mas estar na gestão é também um desafio motivador que toda professora que queira, deve experimentar. E se não der certo, volte a buscar o que te faz feliz na escola. Eu, por exemplo, tive uma experiência bacana como coordenadora mas não me identifiquei nessa posição. E voltei, sem dramas, para a sala de aula, meu maior laboratório! Hoje, não tenho medo de mudar, aceito desafios!

Uma adaptação difícil pode ser vivenciada por quem trabalhava no ensino fundamental e muda para a educação infantil. São outras referências! Tudo novo! Muito diferente! É preciso estudar, conhecer as crianças pequenas e abrir o coração para quem está começando a construir seus conceitos sobre o mundo. E preste atenção: não adianta adaptar as atividades do ensino fundamental para a educação infantil. Bebês e crianças até os cinco anos de idade possuem saberes específicos. Não antecipe etapas. Não faz sentido tentar encaixar atividades que não são próprias da infância, faz sentido estudar e planejar os melhores contextos para cada grupo.

Um outro ponto sobre a adaptação de professores da infância é se deixar conhecer e aprender com as crianças e famílias, organizar tempos, materiais e espaços para que as crianças possam explorar, brincar, interagir. Alinhar intencionalidades, observar, escrever percepções, refletir e planejar a partir dos interesses da meninada. Conversar e tirar suas dúvidas com outros professores e coordenação, buscar ajuda. Ler, estudar, dialogar com os colegas mais experientes e aprender com eles! Viva a poética da profissão em toda sua potência, sem seguir modelos e manuais, com profissionalismo e compromisso.

E o mais importante: se você está feliz em estar na Educação Infantil, confie nessa sua escolha, confie em você, professor(a) da infância! 

E se quiser saber mais sobre a Educação Infantil, vem que eu te ajudo!