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A importância da rotina na educação infantil está ligada à capacidade que ela tem de contribuir para que os pequenos sintam-se seguros e estáveis acerca dos espaços e das atividades que serão desenvolvidas na escola.
A rotina contribui para ajudar a criança a lidar com as mudanças de ambiente e inserção de outros adultos em seus cuidados. Ela favorece a reorganização do mundo interno da criança e sua relação com o mundo externo, minimizando a angústia e possibilitando novas aprendizagens. Como professor, precisamos estar atentos.
Se estamos falando de bebês, por exemplo, o tempo de sono, de trocas de fraldas dificultam o estabelecimento de rotina fixa, inicialmente, já que cada um tem seu tempo e devemos respeitar suas necessidades. Com as crianças maiores, esse tempo e as necessidades são outras.
Portanto, partir do conhecimento e observação do grupo, entendendo o contexto social e familiar, bem como os tempos próprios da instituição, para que tudo funcione de modo coordenado, constituem elementos básicos para se planejar uma rotina eficiente para seu grupo de crianças.
O trabalho diário de construção de uma rotina rica em experiências significativas para as crianças é nosso dever e obrigação! Para além da rotina diária, é interessante planejar uma rotina semanal, utilizando referências de atividades fixas, que os professores devem ter na sala de aula e as crianças podem construir um modelo para levar para casa e assim se organizar com a ajuda da família.
Por fim, a organização diária da rotina deve garantir que as crianças tenham experiências diferenciadas e se sintam desafiadas a desenvolver todas as suas capacidades. Todos os dias, na escola e nas creches, os professores devem propor uma rotina que contemplem pelo menos 5 importantes momentos para as crianças:
- Momentos de cuidados, onde cada criança possa ser atendida em sua individualidade (chegada, sono, descanso, leituras, etc…)
- Momentos em que as crianças possam brincar sem intervenção dos adultos
- Momentos de jogos motores (brincadeiras livres, com propostas, circuitos)
- Momentos curtos com atividades coletivas conduzidas pelos professores
- Momentos de atividades dirigidas (individuais, coletivas) para proporcionar experiências de linguagens específicas (artes, histórias, recontos, pinturas, desenhos, projetos, construções tridimensionais…)
Pensar sobre o trabalho nas instituições de educação infantil é algo complexo e muito desafiador, pois, ao mesmo tempo em que encontramos similaridades, as realidades educativas são muito diferenciadas em suas organizações, contextos sociais e propostas pedagógicas. Construir uma ROTINA e lidar com ela, pode ser uma tarefa bastante difícil para professores que se veem as voltas com dúvidas e dilemas. Definir atividades, tempos, espaços e registrar, são alguns aspectos que devem ser planejados cuidadosamente, sempre a partir do ponto de vista das crianças.
Planejar o trabalho na educação infantil e construir rotinas significativas é, acima de tudo, pensar nas crianças como sujeitos ativos de próprio processo de aprendizagem. São curiosas, pesquisadoras, ativas, criativas e protagonistas!
Então, já sabe, vamos investir na observação das crianças, na reflexão de práticas, nos registros e na construção de rotinas significativas! O trabalho docente na educação infantil ganhará novos sentidos.