Tempo de leitura: 3 minutos
Entender como acontece o desenvolvimento das crianças e estar atento a mudanças, avanços e possíveis retrocessos, exige reflexão e planejamento por parte do professor. Há três questões que me afligem quando penso na avaliação na educação infantil:
- Como entender como a criança está descobrindo e construindo conceitos sobre o mundo?
- Como reconhecer experiências reveladoras e oferecer possibilidades ricas e significativas que desafiem e encorajem a criança a prosseguir em suas descobertas com segurança e iniciativa?
- Como comunicar tudo isso?
Imagino que todo professor também se inquiete com essas questões que remetem ao COMO fazer. Parece simples falar de observação, olhares e escutas. Registros, relatórios e documentações. Mas, na hora de avaliar, de comunicar aprendizagens, como fazer? Como avaliar linguagens nos campos de experiência na BNCC?
Organize todo material, atividades e registros das crianças. Vou te dar algumas orientações para escrever seu relatório a partir de sua observação, sobre a LINGUAGEM MATEMÁTICA, vale a pena conferir:
10 ITENS IMPORTANTES SOBRE AVALIAÇÃO EM LINGUAGEM MATEMÁTICA:
Linguagem matemática (0 a 3 anos)
COMO A CRIANÇA…
- Identifica momentos permanentes na rotina? ( Quando a professora pega a toalha, entende que vai lavar as mãos, por exemplo)
- Participa da construção da rotina utilizando imagens, desenhos, fichas e objetos?
- Participa de circuitos motores (passa por dentro, embaixo, fora, em cima…)
- Participa de jogos e desafios motores?
- Participa de jogo simbólico?
- Utiliza contagem oral?
- Como expressa conceitos matemáticos (Experimenta objetos, aponta, fala: Esse cabe, é grande, pequeno, maior, mais alto…)
- Compara e seleciona objetos? ( quando brinca com toquinho e bichos, por exemplo)
- Projeta e realiza construções, empilha, equilibra, alinha?
- Desenvolve e testa hipóteses para resolver problemas? ( como descer de um lugar que subiu, pegar um objeto, etc…)
Linguagem matemática (4 a 5 anos)
COMO A CRIANÇA…
- Participa da construção da rotina utilizando a escrita, leitura, desenhos, fichas e objetos?
- Compreende a passagem de tempo na rotina?
- Manipula o calendário, compreende temporalidade ( ontem, hoje…)?
- Reconhece, lê ou escreve números?
- Exercita localização espacial?
- Participa, ajuda a montar e registra percursos e circuitos motores?
- Projeta e realiza construções, empilha, equilibra, alinha?
- Realiza contagens, compara, seleciona, quantifica objetos?
- Realiza correspondência? Participa de jogos de regras?
- Desenvolve e testa hipóteses para resolver problemas, COMO?
Assim como outras práticas educativas, a avaliação na educação infantil revela concepções político pedagógicas de uma instituição. A avaliação permeia processos, ela deve ser uma prática constante e não acontecer somente nos momentos finais.
Essas questões NÃO são para ser respondidas com sim ou não. São para o professor relatar o COMO acontece com aquela criança. Devemos sempre partir das conquistas das crianças e evidenciá-las. Esse é o ponto de partida para comunicar aprendizagens, fazer um planejamento eficiente e mediar experiências significativas. Essas muitas outras questões que podem ser elaboradas perpassam diferentes campos de experiências, esse exemplo foi fundamentado no CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS e ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES TRANSFORMAÇÕES.
Se quiser sugestões para avaliação de Leitura, Linguagem oral e escrita, https://fernandaclimaco.com.br/10-itens-que-nao-podem-faltar-na-avaliacao-sobre-linguagem-oral-e-escrita/ clique aqui