10 itens que não podem faltar na avaliação sobre matemática na BNCC

Tempo de leitura: 3 minutos

Entender como acontece o desenvolvimento das crianças e estar atento a mudanças, avanços e possíveis retrocessos, exige reflexão e planejamento por parte do professor. Há três questões que me afligem quando penso na avaliação na educação infantil:

  1. Como entender como a criança está descobrindo e construindo conceitos sobre o mundo?
  2. Como reconhecer experiências reveladoras e oferecer possibilidades ricas e significativas que desafiem e encorajem a criança a prosseguir em suas descobertas com segurança e iniciativa?
  3. Como comunicar tudo isso?

Imagino que todo professor também se inquiete com essas questões que remetem ao COMO fazer. Parece simples falar de observação, olhares e escutas. Registros, relatórios e documentações. Mas, na hora de avaliar, de comunicar aprendizagens, como fazer? Como avaliar linguagens nos campos de experiência na BNCC?

Organize todo material, atividades e registros das crianças. Vou te dar algumas orientações para escrever seu relatório a partir de sua observação, sobre a LINGUAGEM MATEMÁTICA, vale a pena conferir:

10 ITENS IMPORTANTES SOBRE AVALIAÇÃO EM LINGUAGEM MATEMÁTICA:

Linguagem matemática (0 a 3 anos)

COMO A CRIANÇA…

  1. Identifica momentos permanentes na rotina? ( Quando a professora pega a toalha, entende que vai lavar as mãos, por exemplo)
  2. Participa da construção da rotina utilizando imagens, desenhos, fichas e objetos?
  3. Participa de circuitos motores (passa por dentro, embaixo, fora, em cima…)
  4. Participa de jogos e desafios motores?
  5. Participa de jogo simbólico?
  6. Utiliza contagem oral?
  7. Como expressa conceitos matemáticos (Experimenta objetos, aponta, fala: Esse cabe, é grande, pequeno, maior, mais alto…)
  8. Compara e seleciona objetos? ( quando brinca com toquinho e bichos, por exemplo)
  9. Projeta e realiza construções, empilha, equilibra, alinha?
  10. Desenvolve e testa hipóteses para resolver problemas? ( como descer de um lugar que subiu, pegar um objeto, etc…)

Linguagem matemática (4 a 5 anos)

COMO A CRIANÇA…

  1. Participa da construção da rotina utilizando a escrita, leitura, desenhos, fichas e objetos?
  2. Compreende a passagem de tempo na rotina?
  3. Manipula o calendário, compreende temporalidade ( ontem, hoje…)?
  4. Reconhece, lê ou escreve  números?
  5. Exercita localização espacial?
  6. Participa, ajuda a montar e registra percursos e circuitos motores?
  7. Projeta e realiza construções, empilha, equilibra, alinha?
  8. Realiza contagens, compara, seleciona, quantifica objetos?
  9. Realiza correspondência? Participa de jogos de regras?
  10. Desenvolve e testa hipóteses para resolver problemas, COMO?

Assim como outras práticas educativas, a avaliação na educação infantil revela concepções político pedagógicas de uma instituição. A avaliação permeia processos, ela deve ser uma prática constante e não acontecer somente nos momentos finais.

Essas questões NÃO são para ser respondidas com sim ou não. São para o professor relatar o COMO acontece com aquela criança. Devemos sempre partir das conquistas das crianças e evidenciá-las. Esse é o ponto de partida para comunicar aprendizagens, fazer um planejamento eficiente e mediar experiências significativas. Essas muitas outras questões que podem ser elaboradas perpassam diferentes campos de experiências, esse exemplo foi fundamentado no CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS e ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES  TRANSFORMAÇÕES.

Se quiser sugestões para avaliação de Leitura, Linguagem oral e escrita, https://fernandaclimaco.com.br/10-itens-que-nao-podem-faltar-na-avaliacao-sobre-linguagem-oral-e-escrita/  clique aqui