Ela vem chegando… BNCC na Educação Infantil!

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E o que isso significa? Parece que é tudo novidade, mas não é bem assim!  A BNCC é um documento que já estava previsto na lei e vem sendo construído há pelo menos 3 anos. Muitos princípios expostos nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI) foram resgatados e redimensionados na BNCC, esse movimento de mudança e construção de um currículo único para o país já estava previsto na Lei de diretrizes e Bases da Educação (LDB), portanto, não é algo tão inédito assim. O lado bom, é que inevitavelmente esse documento motivará as escolas e instituições de educação infantil a revisitarem seus projetos politicos pedagógicos. Isso significa uma mudança histórica, muito relevante na Educação Infantil do nosso país porque pela primeira vez, um documento apresenta uma proposta de estrutura curricular que organiza os Direitos e Objetivos de Aprendizagem  por meio dos Campos de Experiências, garantindo a todas as crianças, desde bebês o direito de aprender durante toda sua trajetória escolar.

O documento  inova ao reconhecer a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica como estruturante para a construção da identidade e da subjetividade da criança, incluindo nos campos etários, bebês (0 a 18meses) e as crianças bem pequenas (1ano7meses a 3anos11meses). É preciso ter cuidado para não estigmatizar as crianças pequenas, utilizando os Objetivos de Aprendizagem relacionados
 às faixas etárias como algo rígido e estanque. Cada criança tem seu tempo de desenvolvimento e o adulto precisa respeitar isso. Deve haver um olhar atento ao desenvolvimento de cada criança e assim, proporcionar desafios adequados ao momento de cada uma.

Entende-se que a criança precisa de tempos, espaços, brincadeiras e interações para pensar sobre o mundo em que habita, observar, criar hipóteses, construir narrativas e expressá-las por meio das múltiplas linguagens e a sistematização desses conceitos, como a conclusão da alfabetização, por exemplo, só deve acontecer na etapa do Ensino Fundamental.

Na BNCC, a educação infantil não é etapa preparatória, ela tem especificidades e um fim em si. Tem uma forma própria de organizar as aprendizagens, através dos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento para cada campo etário, garantindo os Direitos de Aprendizagem articulados nos Campos de Experiências. Essas são algumas mudanças que devem atingir as propostas curriculares das creches e escolas de educação infantil em todo o país.

E quais as mudanças para os professores? Vamos continuar essa conversa no próximo artigo no blog!

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