Como gravar vídeos para a Educação Infantil?

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As mudanças na rotina diária tem sido um desafio vivenciado por todos nessa pandemia e com a escola não está sendo diferente. A convivência entre alunos, professores e toda a comunidade escolar, a troca de experiências, a escuta afetiva, a aprendizagem mútua, as interações, tudo isso tem sido nosso desafio ao pensarmos nos processos de manutenção dos vínculos afetivos e nas interações on-line. Enviar vídeos produzidos pelas(os) professoras(es) está sendo a proposta de muitas creches e escolas de educação infantil que tem interesse em acolher famílias e crianças nesse momento já que o contato pelos meios digitais é o mais seguro e o possível. Surge então um outro desafio para os docentes: Como gravar esses vídeos, gente!?

Pensando nisso, seguem algumas dicas que eu utilizo e ensino para professoras e professores da Educação Infantil experimentarem quando forem gravar vídeos para as famílias e para a meninada. É importante pensar que nossas propostas revelam nossas concepções, portanto pense sempre na criança como ponto central dessas ações. Estamos pensando em ativar as memórias afetivas, em relembrar as histórias preferidas, músicas que nos remetem aos momentos coletivos e recados afetivos como conteúdos, mas essas dicas também se adaptam para qualquer outro conteúdo ou atividade. O importante aqui é não ter medo de errar! Experimentar, testar é algo fundamental para sua satisfação com a produção.

Aproveite, grave, regrave e experimente muito!

CHECK LIST PARA UM VÍDEO INCRÍVEL

1.         ROTEIRO

2.         ABERTURA / FINALIZAÇÃO

3.         LOCAL

4.         LUZ

5.         ENQUADRAMENTO

6.         ÁUDIO

7.         LINGUAGEM

8.         ENSAIAR

9.         FILTROS 

10.       EDITAR E ENVIAR OS VÍDEOS 

TIMTIM POR TIMTIM, PARA APRENDER:

1.         ROTEIRO:

O que eu vou fazer? Contar uma história? Cantar uma música? É um recado? Uma proposta de atividade? É preciso saber de onde partir, para isso é importante um roteiro para guiar a fala e as ações evitando dessa maneira, se perder na fala. Uma boa introdução, desenvolvimento e finalização orientam bem seu roteiro. O roteiro funciona como o nosso Planejamento, é o nosso guia de produção!

2.         ABERTURA /  FINALIZAÇÃO:

É importante que um vídeo tenha sempre uma abertura, um anúncio do que se trata e é bom se inicie como uma conversa com quem vai assistir, como se fosse uma conversa informal, olho no olho, sorriso e calma na fala. No fim do vídeo, utilize a mesma estratégia da abertura, e se quiser pode também utilizar a fala final como uma “deixa” para o próximo  vídeo.

3.         LOCAL:

Estamos vivendo um momento em que a orientação é estar em casa, portanto, escolha um local organizado, sem bagunça para filmar! As crianças gostam de ver a realidade da vida da professora, se o vídeo for para elas, aproveite para falar sobre isso! Para evitar movimentos desnecessários, posicione o celular com um tripé, livros ou o que tiver disponível para a câmera ficar firme. Pode ficar sentada sem aparecer as mãos ou no chão para contar histórias ou cantar. Não há necessidade de cenários e mediadores mas sinta-se a vontade para se organizar esteticamente da melhor forma.  

4.         LUZ:

A luz é importante por que a pessoa que está gravando precisa ver vista, a luz não pode ser escura nem clara demais. Filmar no início e durante o dia é melhor. Vale a pena utilizar uma luz artificial para melhor a iluminação também e nesse caso, spots ou um abajour podem ajudar.

5.         ENQUADRAMENTO:

O enquadramento é a moldura do vídeo. O melhor é a pessoa estar centralizada na tela. Deixe bordas porque ao postar nas redes normalmente o aplicativo costuma cortar dos lados do vídeo. Deixe sempre uma margem de segurança.

6.         AMBIENTE SONORO:

Ao escolher o local, observe os barulhos. Escolha um lugar e horário mais tranquilo no local da gravação, cuidado com barulhos de ônibus, máquinas, latidos e outras coisas que podem atrapalhar e interferir no entendimento do vídeo.

7.         LINGUAGEM:

Observe no roteiro para quem é o vídeo. Se o vídeo for para as crianças, fale para elas. Elas precisam reconhecer a professora, do jeito que ela é na relação! Se for para as famílias, a mesma coisa! A intenção é enviar uma mensagem positiva, manter o vínculo afetivo e ser o mais natural possível.

8.         TREINO

Ensaie quantas vezes for preciso! Grave, assista, regrave, assista! É treino! Quanto mais treino, melhor a performance!

9.         FILTROS:

Cuidado ao escolher as imagens para colocar no vídeo para não comprometer e sim acrescentar no conteúdo. O mesmo serve para inserir músicas. 

10.       GRAVAR, EDITAR E ENVIAR:

Para gravar, editar e enviar utilize o próprio celular que utilizou para gravar! O melhor equipamento é sempre aquele que você tem familiaridade. Pesquise os melhores aplicativos e teste! Para editar sugiro InShot, Filmora9, editor de vídeos on-line do Google e para enviar utilize https://wetransfer.com, que carrega vídeos e imagens preservando a qualidade gratuitamente por 7 dias, mas faça uma pesquisa e escolha o que achar melhor! Publique nas redes ou aplicativos apropriados para compartilhamentos entre as famílias.

Por fim, esse pode ser um excelente momento de aprendizagens digitais para toda a comunidade escolar. Eu desenvolvi minha pesquisa no Mestrado sobre a utilização das mídias digitais pelos docentes da educação infantil do município de Belo Horizonte e atualmente ajudo instituições e professores a refletirem coletivamente sobre como os educadores podem aproveitar as ferramentas tecnológicas na educação e potencializar interações e aprendizagens. Aqui tem um artigo publicado na revista da UERJ para aprofundamento e conhecimento de experiências sobre esse tema tão atual e urgente https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/28010.

Diante de tudo isso, é importante socializar as aprendizagens, as descobertas e as conquistas com a sua equipe! Seu colega pode aprender muito com você! E todos vão evoluir muito!

E se quiser saber mais sobre utilização de tecnologias digitais na Educação infantil, vem que eu te ajudo!