Tempo de leitura: 3 minutos
Essa é a pergunta que não quer calar! E que todos nós, professores da infância nos fazemos, não importa se você já é professor veterano ou se é novato!
Eu também me vi perdida em muitos momentos de volta ‘as aulas e pensando nisso, trouxe 7dicas incríveis para ajudar a planejar esse dia especial! Saiba a quantidade de bebês no grupo para pensar nos materiais e nos espaços que vai utilizar, acolha com sorrisos e esteja disponível para iniciar novas relações de afeto, confiança e muitas aprendizagens com os pequenos. Quer saber o que fazer? Experimente essas 7 dicas incríveis para planejar o primeiro dia no berçário:
- Receba as famílias e os bebês com uma música ambiente, baixa, suave e acolhedora. A boa música instrumental deve fazer parte de sua rotina. Escolha os melhores momentos para isso.
- Determine 4 cantos com possibilidades de brincadeiras diferentes na sua sala ou no espaço em que estiver. Para bebês, o chão é o espaço de exploração. Observe se os bebês sentam, se ficam deitados ou já engatinham. Organize cantos com almofadas, cestos de tesouros e módulos do circuito Pikler. Uma “ilha” (pode ser um tapete, por exemplo) no meio da sala com um cesto de tesouros também é um espaço potente de investigação.
- Algumas ideias para os Cestos de Tesouros para os pequenos: um cesto com elementos de madeira (argolas, discos, etc…), cestos com tecidos de diferentes texturas (paninhos de crochê, algodão, cetim, lenços, etc…), cesto com peças de aluminio e espelhados, cestos com espumas, algodão, lã e outros… Tenha um cesto por bebê.
- O teto também pode ser uma atração para os bebês. Construa móbiles com fitas de cetim, chita, veludo. Vale também pendurar objetos e instrumentos sonoros ou com elementos da natureza.
- Não tenha medo do choro. Acolha, abrace, pegue no colo, escute e proponha brincar junto. Não retire os bebês do colo dos pais. Peça para a família colocá-lo no chão, no ambiente que você preparou.
- É comum os pais dos bebês e crianças pequenas permanecerem com o grupo durante os primeiros dias. Não se apavore e aproveite para conversar, interagir, saber mais da criança. Ganhar a confiança dos pequenos e de suas famílias faz toda a diferença nesse momento inicial. O momento em que o bebê começa a interagir com você, é o momento dos pais irem se afastando. Até conseguirem se despedir e deixar o pequeno com o grupo. Isso pode levar tempos diferentes, o que importa é que quanto mais disponível, amorosa e firme estiver nesse momento, mais seguros ficarão a criança e a família. Combine horários diferentes para a adaptação e acolhimento das famílias e bebês.
- Organize a rotina a partir dos cuidados pessoais (alimentação, sono, trocas…) Rotina estável e ambiente acolhedor geram segurança. Cuide, brinque junto e observe. Perceba olhares, preferências, tentativas de aproximação, recusas. Escreva para refletir sobre novas possibilidades para o dia seguinte. Repita o que os bebês mais gostaram.
Desejo um excelente ano letivo para todos os professores da infância!
Quer saber mais sobre os bebês na educação infantil?
Vem que eu te ajudo!