ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Tempo de leitura: 7 minutos

Se considerarmos a Educação Infantil como um espaço onde a curiosidade das crianças sobre o mundo físico e social é a chave que abre as portas de processos investigativos, podemos oportunizar a construção por elas de noções, comparações, teorias e hipóteses. Pode-se ajudar a construir explicações, conforme sua percepção, seus gestos, sentimentos, intuições, seus motivos e sentidos pessoais nas respostas que elaboram. Nesse processo, devemos articular o modo como as crianças agem, sentem e pensam com os conhecimentos já disponíveis nas ciências, na cultura e na sociedade sobre cada objeto de conhecimento. Esse é o campo das teorias, das pesquisas, investigações e estudos. Um campo que se complementa nas linguagens dos outros campos,

Observar, perguntar, investigar, criar hipóteses, testar, problematizar

A partir da observação focada e da escuta sensível das crianças e de boas intervenções, podemos ajudá-las a perceber relações entre objetos e materiais, chamar-lhes a atenção para certos aspectos da situação, estimulá-las a fazer novas descobertas e construir novos conhecimentos a partir dos saberes que já possuem.

Esse campo deve promover interações e brincadeiras nas quais a criança possa observar, manipular objetos, explorar seu entorno, levantar hipóteses testar e buscar respostas as suas curiosidades e indagações. Tudo isso amplia seu mundo físico e sociocultural e desenvolve sua sensibilidade, incentivando um agir lúdico e um olhar poético e teórico sobre o mundo, sobre as pessoas e as coisas nele existentes.

E na prática?

Projetos de estudos, pesquisas e investigações são as metodologias que vão potencializar aprendizagens e construção de conceitos de forma significativa para as crianças. Esqueça matrizes prontas, atividades em que a criança não é desafiada, livros didáticos que trazem exercícios repetitivos e desenhos xerocados. A articulação entre os campos é guiada pelo interesses e curiosidades das crianças e pelo olhar atento do adulto.

Observação, registro, reflexão, projetação e relançamentos são as práticas docentes que potencializam os contextos e as aprendizagens da meninada. Com base nessas experiências investigativas, as crianças tem a oportunidade de se expressar por várias linguagens, fazer construções, desenhos, modelagens, experimentar a manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos.

Tempo e espaço

As crianças vivem inseridas em espaços e tempos de diferentes dimensões, em um mundo constituído de fenômenos naturais e socioculturais e por isso devemos favorecer experiências com o tempo e espaço. Esses são conceitos que demoram muito tempo para serem construídos e precisam ser vivenciados diariamente. Um bom exemplo é o trabalho com o planejamento coletivo das atividades e rotina, que integram o cotidiano e ajudam a entender o tempo, espaço e significado das práticas na escola.

Medidas e quantidades

Além desses importantes conceitos esse Campo também deve promover experiências em relação à medidas, favorecendo a ideia de que, por meio de situações problemas em contextos lúdicos, as crianças possam ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos sobre medidas de objetos,de pessoas e de espaços, compreender procedimentos de contagem, aprender a adicionar ou subtrair quantidades aproximando-se das noções de números e conhecendo a sequência numérica verbal e escrita. A ideia é que as crianças entendam que os números são recursos para representar quantidades e aprender a contar objetos usando a correspondência um-a-um, comparando quantidade de grupos de objetos utilizando relações como mais que, menos que, maior que e menor que, entre outras.

Esses conceitos são complexos e devem ser vivenciados em experiências concretas. Não há matriz de exercício dirigido ou livro didático que substitua essas vivências. O conceito de número deve ser construído ao longo das vivências cotidianas e sem a ideia errada de que até 3 anos, ensina-se até 10. Os números, contagens e relações numéricas fazem parte da vida, devem fazer sentido para serem construídos e não memorizados. Planejar contextos de aprendizagem que estimulam brincadeiras e experiências com materiais contáveis e não contáveis pode ser motivador para a ação das crianças nesse campo.

Relações e transformações

O Campo ressalta ainda, as experiências de relações e transformações favorecendo a construção de conhecimentos e valores das crianças sobre os diferentes modos de viver de pessoas em tempos passados ou em outras culturas. Da mesma forma, é importante favorecer a construção de noções relacionadas à transformação de materiais, objetos, e situações que aproximem as crianças da ideia de causalidade. Projetos de pesquisas, estudos e investigações ajudam a potencializar a construção desses conceitos.

-Na prática com bebês e crianças de 0 a 2 anos: experiências sensoriais, estéticas, literárias, criativas e sonoras. Faz de conta, cestos de tesouros, bandejas sensoriais, experimentos. Contato, experiências e produções com elementos da natureza. Projetos, pesquisas e investigações coletivas.

Na prática com crianças de 3 a 5 anos: experiências criativas, sensoriais, estéticas, literárias, sonoras, audiovisiais, digitais, multimídias e todas as possibilidades de interação com as produções culturais e artísticas locais e mundiais. Ilha dos contáveis e experiências com materiais não contáveis. Vivenciar a potencialidade investigativa da infância por meio das múltiplas linguagens que abraçam esse campo por meio do trabalho por projetos investigativos e pesquisas.

Tudo junto e misturado!

Da mesma maneira que os outros campos, não há como trabalhar isoladamente. Há a necessidade da relação com outros campos a fim de  manter a coerência com a concepção proposta, que traz a criança como sujeito de direitos, protagonista e autora da própria história no cotidiano da Educação Infantil.

5 dicas para Professoras(es) da Infância

  1. Estudar, conhecer bem sobre o desenvolvimento da criança e exercitar diariamente uma escuta atenta e um olhar sensível para acompanhar as crianças em suas interações, curiosidades e descobertas. A prática de estudos e o exercício ajudam a observar, escrever, refletir, planejar e agir com intencionalidade pedagógica.
  2. Oferecer às crianças nas vivências cotidianas a oportunidade de identificar diferentes aspectos das relações sociais nelas presentes, explorando as categorias conceituais de tempo e espaço, bem como as de trabalho e cultura.
  3. Trabalhar por projetos. Partir das ideias e representações que as crianças possuem e fazer- lhes perguntas instigantes, oferecer-lhes meios para que busquem mais informações e possam reformular suas ideias iniciais, respeitando os raciocínios, relações, comparações e analogias que elas elaboram e fazer-lhes questionamentos que as leve a pensar sobre eles e considerar a enorme quantidade de ideias diferentes que se têm para explicar coisas e fenômenos. O importante é que tenham tempo suficiente para explorar e possam diferentes experiências e oportunidades.
  4. Problematizar! Propor situações-problema em que a criança possa ampliar, aprofundar e construir novos conhecimentos sobre medidas de objetos, de pessoas e de espaços, o que inclui: observá-los e utilizar instrumentos para quantificar sua grandeza. Por exemplo, estabelecer a distância percorrida por uma bola, comparar uma criança maior que ou pequena em relação a outra, verificar a dimensão dos brinquedos do parquinho..
  5. Viver um cotidiano simples e verdadeiro na escola, com intencionalidades e sentidos. E lembrar de oportunizar a ação da criança. Ela está em primeiro lugar na escola, sempre.

Vamos continuar nossa conversa sobre a BNCC na Educação Infantil!  Nesses outros artigos você pode aprender e rever sobre os campo de experiências sempre que precisar:

EU, o OUTRO e o Nós, https://fernandaclimaco.com.br/eu-o-outro-e-o-nos/

Corpo, Gestos e Movimentos, https://fernandaclimaco.com.br/corpo-gestos-e-movimentos/

Traços, Sons, Cores e Formas, https://fernandaclimaco.com.br/tracos-sons-cores-e-formas/

Escuta,fala, pensamento e imaginação https://fernandaclimaco.com.br/escuta-fala-pensamento-e-imaginacao/

Clica para aprender!

 E se quiser saber tudo sobre a BNCC na Educação Infantil, vem que eu te ajudo!