Fim de semestre, início de relatórios. Socorro!

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Vem chegando o fim de uma etapa e você que é professor(a) da infância já sabe: a escrita do relatório das crianças vem aí!!! Você acha chato escrever relatórios? Calma! Vamos conversar sobre isso, aprender como fazer bons relatórios e transformar esta prática pedagógica em algo mais fácil, sem perder de vista a seriedade do documento e principalmente, desse momento de comunicar a avaliação das aprendizagens da meninada.

Sobre a Avaliação na Educação Infantil, conforme nos indica a BNCC, é preciso acompanhar tanto as práticas do(a) professor(a) quanto as aprendizagens das crianças, realizando a observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens. Por meio de diversos registros, feitos em diferentes momentos tanto pelos professores quanto pelas crianças (como relatos, áudios, vídeos, fotografias, desenhos, textos…). E como comunicar essas aprendizagens? Através de portfólios, documentações pedagógicas, álbuns e coletâneas e a mais usual delas, através dos Relatórios de Aprendizagem e Desenvolvimento Infantil.

A hora de escrever um relatório na educação infantil é o momento de organizar todas as observações, materiais e produções da criança com o objetivo de que este texto conte uma história do aluno durante determinado período na escola, mostrando para ele e sua família todos os momentos especiais e desafiadores que viveu.

O relatório deve tornar visível as aprendizagens, individualidades, conquistas e o mundo de coisas novas que cada criança aprendeu! O relatório é também uma forma de conversar com as famílias, reforçar esses laços e seguir rumo a próxima etapa com essa parceria ainda mais consistente.

Parar, pensar e responder

Vou apresentar algumas dicas que vão te ajudar a escrever e, com certeza, ajudarão também na sua reflexão sobre o quê e como avaliar na educação infantil, ancoradas nas novas normas da BNCC. Para começar, após observar as atividades, anotações e produções de uma criança, responda:

  • Em que Campos de Experiências a criança mais avançou? 
  • Baseado em que observações, você professor, constatou estes avanços? (fotos, desenhos, registros de jogos,escritas, comentários da criança, interesses, brincadeiras preferidas, atitudes, movimentos…)
  • Em quais campos a criança deveria ser mais estimulada? 
  • O que você tem feito para que haja avanços e conquistas pautados nos objetivos de desenvolvimento e aprendizagem?
  • Como a criança está se desenvolvendo nas relações com os colegas, coordenação, funcionários e professores da escola?
  • Quais as suas intervenções com a criança nos momentos de conflitos?
  • A criança percebe e comunica seus próprios avanços? ( auto-avaliação)
  • Como a família poderia contribuir com as aprendizagens e experiências da criança?

Sem dúvidas, depois de responder as questões acima o roteiro que segue vai te ajudar a fazer um relatório sem sofrimento!

Sugestão de roteiro de escrita de relatórios na educação infantil :

Estes são os itens que não podem faltar! Acrescente o que mais for necessário na sua instituição.

  • ADAPTAÇÃO (da criança ao espaço, colegas, adultos, tempos e rotina na escola)
  • INTERAÇÕES ( com adultos, crianças, objetos, ambiente…)
  • MOMENTOS DE ATENÇÃO PESSOAL ( são os cuidados: sono, alimentação, higiene pessoal…)
  • ORGANIZAÇÃO E AUTONOMIA (exemplos de como, a seu tempo, está se tornando independente)
  • BRINCAR- MOVIMENTO
  • DIREITOS DE APRENDIZAGEM, CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (relatar conquistas nas experiências que envolvem desenho – construtividade – modelagem, leitura, música, linguagem oral e escrita, matemática, artes, investigações e projetos de pesquisa, entre outras linguagens)
  • PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA (materiais que podem ir e voltar com registros das famílias)
  • AUTO-AVALIAÇÃO (3,4 e 5 anos, perguntas diretas sobre algo que aprendeu sozinho, com o grupo, que gosta mais na escola, um fato que não gostou, algo que for importante, por exemplo.)

Mais uma dica preciosa!

Utilize palavras e expressões que ajudam a comunicar as aprendizagens e o desenvolvimento:

Demonstra, apresenta, tem revelado, mostra-se, aparenta, agrada-lhe, tem avançado, procura, investe, demonstra esforços, expressa-se através de, tal atitude indica, aponta necessidade de…

Se a instituição onde você trabalha utiliza tabelas avaliativas para marcar SIM, NÃO ou ÀS VEZES, não desanime! Ao contrário. Desenvolva olhares e escutas para suas crianças, comece a escrever sobre o que vê, ouve e percebe.

A BNCC ao indicar a avaliação na educação infantil, aponta que “é possível evidenciar a progressão ocorrida durante o período observado, sem intenção de seleção, promoção ou classificação de crianças em “aptas” e “não aptas”, “prontas” ou “não prontas”, “maduras” ou “imaturas”. Trata-se de reunir elementos para reorganizar tempos, espaços e situações que garantam os direitos de aprendizagem de todas as crianças”. E quando falamos TODAS, incluímos aquelas com laudo, sem diagnóstico, com deficiência, TODAS, sem exceção.

E a avaliação de crianças com deficiência ou com desenvolvimento atípico?

Avaliar crianças com deficiência pode ser um desafio ainda maior para o professor que ainda não desenvolveu o hábitos de registrar o dia-a-dia na escola. Junto a sua escuta e seu olhar sensível, está a disciplina em escrever. Nossa memória não suporta tantos registros! Precisamos escrever, encontrar apoios para nos lembrarmos daqueles detalhes tão importantes! Diários de bordo, caderno de anotações e o planejamento podem ajudar. Crianças com deficiências nos desafiam em suas manifestações e necessitam da mesma atenção de outras. O foco é o mesmo: prestar atenção, observar, intervir, escrever, refletir, planejar, agir, observar….

Essa atitude será propulsora de posturas reflexivas e com certeza, de um novo olhar para vivenciar e documentar a sua prática pedagógica.

E no mais, lembre-se que a escrita de relatórios deve ser sempre objetiva, simples.

Espero ter ajudado com essas dicas quentíssimas, apoiadas nas orientações da BNCC! Eu e muitos professores utilizamos e com certeza, fica mais fácil escrever assim!

Vem que eu te ajudo!