Tempo de leitura: 3 minutos
Falar da criança em um relatório por escrito, requer exercício ético e reflexivo. O relatório na avaliação deve ser um instrumento de promoção. Sabemos que a infância é uma etapa inaugural da vida, a criança é um ser em desenvolvimento, por isso, não há ainda, características definitivas. Tudo está em processo.
Ela não É, ela ESTÁ de uma determinada maneira, em determinado momento. Por isso, nunca deve-se utilizar palavras que representem juízo de valor e desvalorização da criança e sua família. Como por exemplo, expressões do tipo: “É uma criança muito agressiva”, “É tímida”, “Falta muito”…
Abaixo dou algumas sugestões para escrever relatórios e pensar na avaliação a partir das concepções das DCN ( Diretrizes Curriculares Nacionais) e da BNCC ( Base Nacional Comum Curricular) para a Educação Infantil. Vão te ajudar muito!
5 PASSOS PARA UMA AVALIAÇÃO PERFEITA
- Desenvolver olhar atento, observar as crianças em ação
- Desenvolver escuta sensível, ouvir as crianças
- Escrever observações pertinentes com fotos, desenhos, vídeos, aúdios
- Pensar sobre as ações observadas, organizar sequências
- Escrever conclusões sobre as ações, comunicar as aprendizagens observadas
O roteiro de escrita é sobre Leitura, Linguagem oral e escrita, de bebês, crianças de 0 a 3 anos e 4 e 5 anos dentro de todos os Campos de Experiências.
Basta responder pensando na criança e escrever em forma de texto. Seu relatório está pronto! Vamos lá:
10 ITENS QUE NÃO PODEM FALTAR NA AVALIAÇÃO:
Linguagem oral, leitura e escrita (bebês)
- Há emissão de balbucios para comunicar desejos?
- O que acontece em suas emissões? ( gritinhos, ruídos, movimentos corporais em direção ao foco de atenção)
- Repete sons? Se sim, quais, por exemplo?
- Está atento às nossas respostas?
- O que acontece se você emitir uma música, um novo som? Ele percebe? O repete?
- Conte, escreva uma situação interessante que foi observada
- Há mudanças no comportamento do bebê a partir da sua interação verbal com ele? Quais?
- O bebê responde comandos simples (venha buscar a bola…).Tenta interagir verbalmente com outros colegas?
- Consegue manusear livros apropriados para a idade?
- Conte, escreva uma situação interessante que foi observada
Linguagem oral, leitura e escrita (1 a 3 anos)
- A criança brinca de faz de conta?
- Inventa e participa de histórias?
- Manipula e se interessa por livros e portadores de textos?
- Faz recontos orais com fantoches, bonecos e imagens?
- Reconhece e nomeia colegas e adultos da escola?
- Manifesta desejos utilizando a fala?
- Nomeia objetos pessoais e do dia a dia na escola?
- Reconhece seu nome em objetos pessoais e na sala?
- Conta histórias com apoio de livros?
- Conte, escreva uma situação interessante que foi observada
Linguagem oral, leitura e escrita (4 a 5 anos)
- A criança brinca de faz de conta utilizando portadores de leitura e escrita?
- Inventa e participa de histórias?
- Se interessa por livros e portadores de texto?
- Faz recontos orais, narra acontecimentos?
- Reconta utilizando registros (desenho, escrita) ? Realiza pseudo leituras?
- Reconhece, nomeia e escreve utilizando letras?
- Reconhece e-ou escreve o seu nome, o nome dos colegas e palavras da rotina? Escrita espontânea?
- Quais hipóteses está elaborando sobre a escrita?
- Verbaliza ideias, sentimentos, pensamentos com sequencia lógica?
- Conte, escreva uma situação interessante que foi observada
Escreva a partir desses roteiros e me conte nos comentários a sua experiência.
Se quiser sugestões para avaliação da Linguagem Matemática, clique aqui e veja 10 itens que não podem faltar na avaliação da linguagem matemática.
https://fernandaclimaco.com.br