Tempo de leitura: 2 minutos
Estar com as crianças em grupo, o tempo todo, impede que se conheça as individualidades e aumenta a disputa pela atenção do professor. A meninada fica agitada e ansiosa quando tem que esperar muito tempo a sua vez de brincar, de participar. Mas como fazer quando se tem 20 crianças em uma sala?
Organizar “cantinhos” é uma estratégia bastante utilizada na educação infantile e até nos anos iniciais do ensino fundamental. E a ideia não é nova! Froebel, pedagogo alemão foi quem idealizou esses espaços que foram amplamente trabalhados por Montessori ao longo do século XX e por educadores do mundo atual. A questão é como criar espaços estimulantes, interessantes e desafiadores para os pequenos?
Observe sua sala e escolha três ou quarto cantos para organizar as brincadeiras. Seguem algumas sugestões para você fazer com a meninada:
Em um canto, organize objetos que remetam a uma casa: bonecas, bonecos, copos, mamadeiras, colheres, pratos, panelinhas, tecidos, comece e peça ajuda para as crianças criarem esse espaço com você. Combine que esse será o lugar dessa brincadeira, outros espaços serão dedicados a outros objetos e brinquedos.
Em um outro canto, prepare o chão, fore com tapete ou almofadas e espalhe livros. Pendure tecidos e forme uma cabaninha de leitura. Combine que esse é um espaço dos livros, para ver, ler e se divertir.
Em um terceiro cantinho, espalhe blocos de construção e inicie um projeto, como por exemplo, erguer uma torre do tamanho da criança mais alta do grupo. As peças tem que ficar sempre nesse espaço de criação. A meninada ama esses desafios!
E uma outra ideia para um cantinho é organizar uma mesa com objetos para desenho. Com lápis de cor, de excrever, de cera, vários tipos e tamanhos de papéis… Depois, é importante socializar e expor as produções para todos apreciarem.
No caso dos bebês, o chão é o principal espaço a ser explorado, mas os pequenos adoram caixas e cabaninhas. Utilizar tecidos coloridos, objetos curiosos e até mesmo aqueles do tipo sucata vão enriquecer as experiências.
Com os maiores, acrescentar canetas esferográficas, calculadoras, teclado de computador e deixar a meninada brincar de escritório, salão de beleza, médico e o que mais a imaginação mandar!
Regras são sempre combinadas no grupo e ajudam a organizar a brincadeira, É importate deixar a meninada falar! E uma dica de ouro: estar com as crianças nas brincadeiras! Em alguns momentos, pode-se afastar para melhor observar, ou em outros, estar com um pequeno grupo em uma outra intervenção.
Criar novas formas de organizar o trabalho pedagógico contribui para melhorar a prática docente. Experimente!