O que são os Campos de Experiências?

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A BNCC traz novos conceitos para a Educação Infantil e para construir práticas coerentes com as concepções, temos que aprender! E o que são os Campos de Experiências? Na verdade esse conceito nem é tão novo assim! A organização do currículo por campos foi prevista nas DCNEI em 2009: “A organização curricular da Educação Infantil pode se estruturar em eixos, centros, campos ou módulos de experiências que devem se articular em torno dos princípios, condições e objetivos propostos nesta diretriz.” (DNCEI, Parecer 20, 2009, p. 16)

Mas o que isso significa?

De acordo com a BNCC(2017), os ‘Campos de Experiências constituem um arranjo curricular adequado à educação da criança de 0 a 5 anos e 11 meses quando certas experiências, por ela vivenciadas, promovem a apropriação de conhecimentos relevantes` A escola tem um papel importante na atribuição de sentidos às diversas situações concretas que as crianças vivenciam”.  Dessa maneira, uma maneira peculiar de organizar o cotidiano é definida por um currículo único que prevê a garantia dos Direitos de Aprendizagem a todas as crianças. Escrevi sobre essas mudanças nesse artigo: https://fernandaclimaco.com.br/ela-vem-chegando-bncc-na-educacao-infantil/ .

O quê, quantos e quais são os Campos de Experiências?

Na definição dos Campos de Experiências na BNCC, partiu-se das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantiI, DCNEI, https://ndi.ufsc.br/files/2012/02/Diretrizes-Curriculares-para-a-E-I.pdf . Diante dessa definição das DCNEI, a BNCC indica que os Campos de Experiências reconhecem que a imersão da criança em práticas sociais e culturais, criativas e interativas promove aprendizados significativos. Os Campos implicam num arranjo curricular que integra brincadeiras, observações e interações que acontecem na rotina das instituições. Esses são os 5 CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS:

E  como fica na prática?

Não podemos pensar nos Campos de Experiências como se fossem áreas de conhecimento, muito menos disciplinas. Eles não foram organizados assim para serem caixinhas de conteúdos, ao contrário, se complementam. Os Campos de Experiências acolhem as situações e as experiências concretas da vida cotidiana das crianças e seus saberes, entrelaçando-os aos conhecimentos que fazem parte de nosso patrimônio cultural.

Interdisciplinaridade ou intercomplementariedade?

Eles rompem a lógica artificializada e disciplinar de organizar o currículo em listas e reconhece a produção de saberes tanto das crianças, quanto dos adultos. Se não se aprende por meio de disciplinas no currículo não há possibilidades de práticas interdisciplinares. No entanto, se os campos se complementam, há práticas intercomplementares, é esse o olhar que se contrói para as aprendizagens por meio dos campos e linguagens.

Os Campos de Experiências articulam as linguagens e devem garantir os Direitos de Aprendizagem de forma integrada e complementar por meio de vivências e práticas cotidianas. Já escrevi sobre os Direitos nesse artigo : https://fernandaclimaco.com.br/bncc-e-os-direitos-de-aprendizagem-na-educacao-infantil/.

 O que isso quer dizer?

Sabemos, por exemplo, que ainda é comum nas instituições as crianças serem espectadoras de sequências de atividades ou ficarem reféns de propostas sem sentido, como por exemplo,  copiando listas de palavras ou colorindo desenhos prontos.  Em outras palavras, é importante que as práticas do professor estejam diretamente comprometidas com a garantia dos Direitos de aprendizagem, com as necessidades e os interesses da criança, para que a vivência se transforme em uma experiência e tenha, de fato, um propósito educativo.

E as linguagens, como trabalhar?

As linguagens integram os campos e são via da expressão da aprendizagem das crianças. É por meio das linguagens que a criança comunica seus saberes. Professores da Infância devem observar suas crianças e por meio de registros e reflexões, planejar com INTENCIONALIDADE e CONTINUIDADE.

Vamos continuar a conversa sobre os Campos de Experiências nos próximos textos. Um a um! Sem se esquecer da complementariedade entre eles! Vem que eu te ajudo!

Ah, e para saber mais sobre a BNCC na Educação Infantil, acesse o e-book que eu fiz para você! https://fernandaclimaco.com.br