Avaliação na Educação Infantil conforme a BNCC

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Assim como outras práticas educativas, a Avaliação na Educação Infantil revela concepções político pedagógicas de uma instituição. A avaliação permeia processos, deve ser uma prática constante e não acontecer somente nos momentos finais. É o ponto de partida para fazer um planejamento e mediar experiências significativas.

Utilizar a avaliação como FIM de um processo, pode trazer consequências negativas ao processo escolar de uma criança. Por isso, é importante compreender o que nos dizem as leis que regulamentam e orientam essa prática em nosso país.

DCNEI, BNCC e a Avaliação na Educação Infantil

As Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil (DCNEI), publicadas por meio da Resolução do Conselho Nacional de Educação CNE-CEB nº05-2009, no artigo 10º identificam a avaliação definindo que as instituições de educação infantil devem criar procedimentos para acompanhamento do trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de promoção ou classificação.

Já de acordo com a BNCC, “parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças”. Dessa maneira, substituem-se referências herdadas do ensino fundamental e passa-se a pensar em práticas adequadas e próprias para a infância.

Partindo do ponto de vista desses documentos, que apontam uma concepção de Avaliação na Educação Infantil que busca articular os saberes do professor e a promoção do desenvolvimento integral das crianças, elegi cinco importantes passos para a ação dos professores:

CINCO IMPORTANTES PASSOS PARA A AÇÃO AVALIATIVA DOS PROFESSORES

  1. PLANEJAR_Enxergar a avaliação como meio para novas aprendizagens, tanto do professor, quanto das crianças.
  2. OBSERVAR_ A partir da observação e reflexão da própria prática, o professor deve pensar, avaliar suas ações e dar continuidade ou propor mudanças no planejamento
  3. REGISTRAR_Observar, ouvir e registrar crítica e cuidadosamente as pesquisas da meninada, atividades propostas, brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.
  4. REFLETIR_Utilizar múltiplos instrumentos de registros (diários de bordo, cadernos de anotações, planejamento, fotos, vídeos, entre outros recursos que o professor sentir necessidade de utilizar para dar visibilidade as aprendizagens)
  5. COMUNICAR_O professor deve propor a criação coletiva de documentação pedagógica que permita a criança e as famílias reconhecer os processos de desenvolvimento e aprendizagens na educação infantil.

Novas possibilidades de olhar para a criança

Instituições estão buscando caminhos e construindo novas formas de pensar a avaliação na educação infantil e, nesse sentido, a Documentação Pedagógica vem sendo pensada como possibilidade de dar visibilidade as aprendizagens das crianças e adultos nas escolas e creches.

Pensar a documentação pedagógica como possibilidade e assumir a avaliação como um processo narrativo nos transporta para um novo lugar, uma zona estranha, incerta e fascinante. É um convite a inverter o olhar e pensar uma lógica que vê e narra a criança pequena não como faltosa ou inábil, mas como força, potência e possibilidades. Isso diz de uma concepção inovadora de educação infantil, de um novo perfil de professor da infância, de um novo olhar sobre a avaliação.

Vamos continuar essa conversa tratando dos instrumentos de avaliação na educação infantil! Se quiser aprender como fazer, vem que eu te ajudo!