Cinco momentos que não podem faltar na sua rotina, professor(a)!

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A importância da rotina na educação infantil está ligada à capacidade que ela tem de contribuir para que os pequenos sintam-se seguros e estáveis acerca dos espaços e das atividades que serão desenvolvidas na escola.

A rotina contribui para ajudar a criança a lidar com as mudanças de ambiente e inserção de outros adultos em seus cuidados. Ela favorece a reorganização do mundo interno da criança e sua relação com o mundo externo, minimizando a angústia e possibilitando novas aprendizagens. Como professor, precisamos estar atentos.

Se estamos falando de bebês, por exemplo, o tempo de sono, de trocas de fraldas dificultam o estabelecimento de rotina fixa, inicialmente, já que cada um tem seu tempo e devemos respeitar suas necessidades. Com as crianças maiores, esse tempo e as necessidades são outras.

Portanto, partir do conhecimento e observação do grupo, entendendo o contexto social e familiar, bem como os tempos próprios da instituição, para que tudo funcione de modo coordenado, constituem elementos básicos para se planejar uma rotina eficiente para seu grupo de crianças.

O trabalho diário de construção de uma rotina rica em experiências significativas para as crianças é nosso dever e obrigação! Para além da rotina diária, é interessante planejar uma rotina semanal, utilizando referências de atividades fixas, que os professores devem ter na sala de aula e as crianças podem construir um modelo para levar para casa e assim se organizar com a ajuda da família.

Por fim, a organização diária da rotina deve garantir que as crianças tenham experiências diferenciadas e se sintam desafiadas a desenvolver todas as suas capacidades. Todos os dias, na escola e nas creches, os professores devem propor uma rotina que contemplem pelo menos 5 importantes momentos para as crianças:

  1. Momentos de cuidados, onde cada criança possa ser atendida em sua individualidade (chegada, sono, descanso, leituras, etc…)
  2. Momentos em que as crianças possam brincar sem intervenção dos adultos
  3. Momentos de jogos motores (brincadeiras livres, com propostas, circuitos)
  4. Momentos curtos com atividades coletivas conduzidas pelos professores
  5. Momentos de atividades dirigidas (individuais, coletivas) para proporcionar experiências de linguagens específicas (artes, histórias, recontos, pinturas, desenhos, projetos, construções tridimensionais…)

Pensar sobre o trabalho nas instituições de educação infantil é algo complexo e muito desafiador, pois, ao mesmo tempo em que encontramos similaridades, as realidades educativas são muito diferenciadas em suas organizações, contextos sociais e propostas pedagógicas. Construir uma ROTINA e lidar com ela, pode ser uma tarefa bastante difícil para professores que se veem as voltas com dúvidas e dilemas. Definir atividades, tempos, espaços e registrar, são alguns aspectos que devem ser planejados cuidadosamente, sempre a partir do ponto de vista das crianças.

Planejar o trabalho na educação infantil e construir rotinas significativas é, acima de tudo, pensar nas crianças como sujeitos ativos de próprio processo de aprendizagem. São curiosas, pesquisadoras, ativas, criativas e protagonistas!

Então, já sabe, vamos investir na observação das crianças, na reflexão de práticas, nos registros e na construção de rotinas significativas! O trabalho docente na educação infantil ganhará novos sentidos.