O que fazer com as crianças bem pequenas no primeiro dia de aula na educação infantil?

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Experimente essas 9 dicas incríveis para ajudar a planejar o primeiro dia com as crianças de 1 a 3 anos:

  1. Receba a meninada com uma música ambiente, baixa, suave e acolhedora. Música instrumental deve fazer parte de sua rotina. Escolha os melhores momentos para isso.
  2. Determine 4 cantos com possibilidades de brincadeiras diferentes na sua sala ou no espaço em que estiver. Como por exemplo, um canto com casinha e faz de conta, outro com materiais para construção (lego, toquinhos, …), outro canto com objetos não estruturados ( cones, carretéis, argolas, garrafas coloridas…), bonecos e bonecas, entre outros.
  3. Disponha sempre de uma boa quantidade de materiais, a escassez gera conflitos. A turma das crianças bem pequenas adora um circuito motor. Monte com caixas de papelão, túneis, mesas e o que a imaginação mandar!
  4. Ao terminar o primeiro tempo dessa brincadeira, faça uma roda de conversa, leia ou conte uma história e depois converse com as crianças sobre a rotina do dia: o que vão fazer, hora do lanche, descanso, brincadeiras, hora de ir embora. Comunique tudo que for fazer com antecedência as crianças. Isso traz segurança e gera confiança.
  5. ‘Agua e terra são elementos que integram, acalmam e trazem muito prazer nas brincadeiras e explorações. Pense em um momento de brincadeira com água ou terra. Pode ser um banho de bonecos, banho de animais, banho de mangueira ou de balde! Planeje também um tempo para trocas de roupas.
  6. Planeje os momentos de cuidados pessoais com calma. Converse, fale do que vai fazer, avise sobre os momentos de trocas de fraldas ou roupas. Conte como funciona o refeitório, mostre banheiros, ensine procedimentos de higiene (lavar as mãos, enxugar, limpar bumbum, papel no lixo…)
  7. Brinque junto e observe. Observe, escute. Perceba olhares, preferências, tentativas de aproximação, recusas. Escreva para refletir sobre novas possibilidades para o dia seguinte. Repita o que as crianças mais gostaram, com pequenas modificações.
  8. Na medida do possível, registre com fotos para depois ter material para montar uma rotina com imagens.
  9. Combine horários diferentes para adaptação e acolhimento dos pequenos e das famílias. O momento em que a criança começa a interagir com você, é o momento dos pais irem se afastando. Até conseguirem se despedir e deixá-la com o grupo. Isso pode levar tempos diferentes, o que importa é que quanto mais disponível, amorosa e firme estiver nesse momento, mais seguros ficarão a criança e a família.

Desejo um excelente ano letivo para todos os professores da infância!

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