Tempo de leitura: 5 minutos
A Educação Infantil coloca-nos um grande desafio ao apresentar novas formas de organização de um currículo para a infância por meio dos Campos de Experiência. É preciso compreender que essa organização foi sugerida nas Diretrizes (DCNEI) e retomada na BNCC e o que isso significa no trabalho com as crianças pequenas, de 4 e 5 anos e 11 meses.
Os Campos de Experiências rompem a lógica das disciplinas separadas em caixinhas e a maneira artificial de separar o conhecimento, concentrando-se na criança, como sujeito de direitos, reconhecendo a complexa de produção de saberes apoiada nas relações, interações e práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências reais de vida cotidiana, de cuidados, mediadas pela cultura, pelo convívio no espaço social, elaborando sentidos a si mesma e ao mundo.
Dessa maneira , trabalhar só com atividades formatadas (tipo aquelas de xerox) e descontextualizadas não responde às demandas das concepções sugeridas na BNCC.
CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM
Nesse sentido, práticas pedagógicas fundamentadas na construção de contextos de aprendizagem representam maior aproximação com as concepções e apresentam uma forma de planejar o cotidiano que reúne linguagens e possibilidades de vivências e experiências que são sugeridas nos 5 Campos de Experiências.
Cantinhos, sessões, territórios ou estações, há diferentes formas de conceituar os contextos, planejar e fazer projetações. Identifique a sua proposta e parta já para a construção com as crianças.
E na prática: como planejar contextos para as crianças pequenas?
São muitas as possibilidades, basta prestar atenção nas demandas da meninada e criar com elas os ambientes para viver as experiências.
Sugiro a construção do contexto de Comunicação por esse ser um campo de atenção das crianças de 4 e 5 anos. Nessa idade, elas começam a se interessar pela leitura e escrita e esse contexto permite práticas de escrita, oralidade e leitura contextualizadas, práticas que fazem sentido para a meninada.
Contexto da Comunicação – ou Cantinho da Escrita
Esse é um contexto que a meninada de 4 e 5 anos adora! O contexto da comunicação pode ser o cantinho do escritório, da escolinha, do médico, do prefeito, ou o que mais a meninada inventar! Nesse contexto vamos o trabalhar com as ideias essenciais da comunicação: oralidade, escrita e leitura. As crianças sentem-se motivadas a deixar marcas, escrever, desenhar utilizando objetos que estimulem essas comunicações como por exemplo, papéis, canetas, teclados, letras móveis, agendas, entre outros.
E podemos planejar inserindo as famílias também! Planeje lembrando dos 4 conceitos importantes: tempo, espaço, materialidade e transições.
Vamos imaginar a montagem de um escritório ou uma agência de viagens:
Nesse contexto de Comunicação as crianças pequenas vão brincar cada vez com mais autonomia, organizar sozinhas os objetos, no início e no fim da experiência (planeje na Transição!). E devem ser estimuladas na resolução de conflitos e no convívio com as outras crianças.
Ambientações
Pensamos o ambiente como um campo de múltiplas experiências que envolvem sensações, percepções, e promovem situações ricas de investigação, exploração e expressão em um ambiente relacional. Em uma situação de brincadeira de Agência de Viagens, por exemplo, são muitas aprendizagens! Pode-se construir ambientes com objetos trazidos de viagens, utilizar a cartografia, explorar lugares já visitados pelas crianças, pelas famílias, pelo(a) professor(a), leitura e desenho de mapas, imagens e relatos com fotos, vídeos, escritas espontâneas, cópias com sentido, construções de monumentos, enfim, há tantas possibilidades de se trabalhar nesse campo! Entre no jogo simbólico com a meninada e seu planejamento terá continuidade e sentido durante o ano todo!
O ambiente influencia não pelo fato de ser grande ou pequeno, mas porque o espaço é reconhecido e percebido pela criança como linguagem que expressa sensações e ideias, que convidam ou não a criança a interagir. Não se esqueça de registrar suas observações sobre as interações das crianças para poder projetar, replanejar e relançar com novos desafios.Essas são algumas perguntas orientadoras do seu Planejamento de Contextos:
1- Que lugar é esse?
2- O que tem aqui que convida a criança a agir, pensar, explorar, objetos e suas perspectivas?
3- Quais Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento podem ser vivenciados nesse contexto?
4- Vamos continuar nesse contexto? Quais projetações? Quais novos desafios?
Enfim, são ideias a serem discutidas em equipe, com a coordenação, com colegas de escola, com famílias e principalmente, com as crianças! Com TODAS as crianças pois os contextos possibilitam múltiplas interações e práticas inclusivas, por isso é importante pensar nos tempos, transições e materiais que instigam a curiosidade e a ação infantil para fazer projetações e construir novas possibilidades nos contextos . Conheça seu grupo, cada criança, parta sempre do interesse delas para determinar a intencionalidade de suas práticas pedagógicas e não tenha medo de experimentar, de entrar na brincadeira e viver a jornada de aprendizagem com os pequenos.
Vai valer a pena! e se quiser, compartilhe comigo suas aventuras! Vamos ajudar Professores da Infância a construir sua identidade na profissão.
E assim seguir mais leve, competente e feliz!