Planejar com sentido: uma ideia para 4 e 5 anos

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A Educação Infantil coloca-nos um grande desafio ao apresentar novas formas de organização de um currículo para a infância por meio dos Campos de Experiência. É preciso compreender que essa organização foi sugerida nas Diretrizes (DCNEI) e retomada na BNCC e o que isso significa no trabalho com as crianças pequenas, de 4 e 5 anos e 11 meses.

Os Campos de Experiências rompem a lógica das disciplinas separadas em caixinhas e a maneira artificial de separar o conhecimento, concentrando-se na criança, como sujeito de direitos, reconhecendo a complexa de produção de saberes apoiada nas relações, interações e práticas educativas intencionalmente voltadas para as experiências reais de vida cotidiana, de cuidados, mediadas pela cultura, pelo convívio no espaço social, elaborando sentidos a si mesma e ao mundo.

Dessa maneira , trabalhar só com atividades formatadas (tipo aquelas de xerox) e descontextualizadas não responde às demandas das concepções sugeridas na BNCC.

CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM

Nesse sentido, práticas pedagógicas fundamentadas na construção de contextos de aprendizagem representam maior aproximação com as concepções e  apresentam uma forma de planejar o cotidiano que reúne linguagens e possibilidades de vivências e experiências que são sugeridas nos 5 Campos de Experiências.

Cantinhos, sessões, territórios ou estações, há diferentes formas de conceituar os contextos, planejar e fazer projetações. Identifique a sua proposta e parta já para a construção com as crianças.

E na prática: como planejar contextos para as crianças pequenas?

São muitas as possibilidades, basta prestar atenção nas demandas da meninada e criar com elas os ambientes para viver as experiências.

Sugiro a construção do contexto de Comunicação por esse ser um campo de atenção das crianças de 4 e 5 anos. Nessa idade, elas começam a se interessar pela leitura e escrita e esse contexto permite práticas de escrita, oralidade e leitura contextualizadas, práticas que fazem sentido para a meninada.

Contexto da Comunicação – ou Cantinho da Escrita

Esse é um contexto que a meninada de 4 e 5 anos adora! O contexto da comunicação pode ser o cantinho do escritório, da escolinha, do médico,  do prefeito, ou o que mais a meninada inventar! Nesse contexto vamos o trabalhar com as ideias essenciais da comunicação: oralidade, escrita e leitura. As crianças sentem-se motivadas a deixar marcas,  escrever, desenhar utilizando  objetos que estimulem essas comunicações  como por exemplo, papéis, canetas, teclados, letras móveis, agendas, entre outros.

E podemos planejar inserindo as famílias também! Planeje lembrando dos 4 conceitos importantes: tempo, espaço, materialidade e transições.

Vamos imaginar a montagem de um escritório ou uma agência de viagens:

*a partir do interesse das crianças desenvolva novas ambientações para esse contexto!

Nesse contexto de Comunicação as crianças pequenas vão brincar cada vez com mais autonomia, organizar sozinhas os objetos, no início e no fim da experiência (planeje na Transição!). E devem ser estimuladas na resolução de conflitos e no convívio com as outras crianças.

Ambientações

Pensamos o ambiente como um campo de múltiplas experiências que envolvem sensações, percepções, e promovem situações ricas de investigação, exploração e expressão em um ambiente relacional. Em uma situação de brincadeira de Agência de Viagens, por exemplo, são muitas aprendizagens! Pode-se construir ambientes com objetos trazidos de viagens, utilizar a cartografia, explorar lugares já visitados pelas crianças, pelas famílias, pelo(a) professor(a), leitura e desenho de mapas, imagens e relatos com fotos, vídeos, escritas espontâneas, cópias com sentido, construções de monumentos, enfim, há tantas possibilidades de se trabalhar nesse campo! Entre no jogo simbólico com a meninada e seu planejamento terá continuidade e sentido durante o ano todo!

O ambiente influencia não pelo fato de ser grande ou pequeno, mas porque o espaço é reconhecido e percebido pela criança como linguagem que expressa sensações e ideias, que convidam ou não a criança a interagir. Não se esqueça de registrar suas observações sobre as interações das crianças para poder projetar, replanejar e relançar com novos desafios.Essas são algumas perguntas orientadoras do seu Planejamento de Contextos:

1- Que lugar é esse?

2- O que tem aqui que convida a criança a agir, pensar, explorar, objetos e suas perspectivas?

3- Quais Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento podem ser vivenciados nesse contexto?

4- Vamos continuar nesse contexto? Quais projetações? Quais novos desafios?

Enfim, são ideias a serem discutidas em equipe, com a coordenação, com colegas de escola, com famílias e principalmente, com as crianças! Com TODAS as crianças pois os contextos possibilitam múltiplas interações e práticas inclusivas, por isso é importante pensar nos tempos, transições e materiais que instigam a curiosidade e a ação infantil para fazer projetações e construir novas possibilidades nos contextos . Conheça seu grupo, cada criança, parta sempre do interesse delas para determinar a intencionalidade de suas práticas pedagógicas e não tenha medo de experimentar, de entrar na brincadeira e viver a jornada de aprendizagem com os pequenos.

Vai valer a pena! e se quiser, compartilhe comigo suas aventuras! Vamos ajudar Professores da Infância a construir sua identidade na profissão.

E assim seguir mais leve, competente e feliz!