PLANEJAMENTO NA BNCC

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A BNCC traz pontos muito importantes para construir um novo cotidiano da Educação Infantil, como por exemplo, a concepção de infância e o trabalho com os Campos de Experiência com os Bebês, Crianças Bem Pequenas e Pequenas.

A organização por CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS e campos etários com Objetivos de desenvolvimento e Aprendizagem bem definidos sugere novas formas de se fazer um planejamento.

E por onde começar?

Primeiro, levar em consideração o BRINCAR e as INTERAÇÕES como eixos  curriculares que sustentam todas as propostas na Educação Infantil.

Segundo, considerar também os momentos de atenção e cuidados pessoais tais como o sono, trocas, banheiro e alimentação como momentos que dedicamos um tempo grande, precisam ser planejados para não ficar corrido!

Terceiro, entender que não dá para organizar só uma proposta para todo mundo. Essa ideia de todos fazendo a mesma coisa revela uma concepção de criança passiva, limitada e reprodutora de conteúdos. Esqueça isso! Falamos de concepções que apontam as crianças como sujeitos de direitos,  ativos, protagonistas e competentes.

Portanto, ao planejar, pense em articular diferentes Campos de Experiências nos CONTEXTOS DE APRENDIZAGENS. Partindo dessas considerações, há 4 pontos importantes que precisam entrar nos estudos e ações docentes na hora de pensar em vivências e propostas nos contextos para os pequenos. São eles:

  1. Espaço
  2. Tempo
  3. Materiais
  4. Transições

Planejamento na prática

Vamos imaginar que vc quer acolher as crianças organizando momentos em um CONTEXTOS de Faz de Conta e Construtividade para turma de 2 e 3 anos, CRIANÇAS BEM PEQUENAS, conforma a BNCC.

Essa sugestão vai te ajudar a começar o semestre acolhendo as crianças bem pequenas em ambientações preparadas com e para elas.

Repita esses CONTEXTOS DE APRENDIZAGENS (faz de conta e construtividade ou construções) quantas vezes achar necessário, as crianças serão seu “termômetro”! Lembre-se que uma experiência nunca acontece em apenas um dia, de forma estanque. Ela pode e deve se repetir em outros dias e ser aprofundada.

Registrar, refletir e avaliar são elementos que possibilitam pensar em CONTINUIDADE ao planejamento no dia seguinte e as possibilidades que abrem para as PROJETAÇÕES. Para isso, escreva sobre as interações, os objetos preferidos, os rejeitados, as ações (Colocam pequenas peças dentro? Experimentam o peso? O que as crianças perguntam, o que conversam entre si, brincam sozinhas ou com colegas…) e planeje de acordo com os interesses delas, faça registros mais completos das atividades para que consigam retomar a proposta ao longo da semana ou do mês.

Para AVALIAR as propostas, escreva em seu caderno ou diário de bordo suas percepções sobre as experiências vividas pelas crianças. E para aprender mais sobre ESCUTA e OLHARES que vão ajudar nos REGISTROS, leia esse meu texto https://fernandaclimaco.com.br/construindo-olhares-individuais/, vai ajudar muito para replanejar e fazer seus relatórios!

Sua INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA é muito importante para guiar o planejamento. É o que vai qualificar seu trabalho! Então, pense: Quais necessidades observa no seu grupo? Quais aprendizagens identifica? O que a BNCC sugere para essa idade? Quais conquistas e desafios você percebe? Essas perguntas são guias para orientar os caminhos da sua intenção em fazer um planejamento para o resto do ano!

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