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OBSERVAR E ESCUTAR
Ações fundamentais na prática docente, VER e OUVIR as crianças configuram-se em um exercício constante. E com a prática, torna-se parte da ação educativa desenvolvida e aprimorada a cada dia pelo professor.
Para observar e escutar crianças é preciso estar com elas. Brincar junto, estar ao lado. Tomar distância, algumas vezes, para ver melhor. Conversar, ouvir, deixar falar. Perguntar.
De acordo com HOFFMAN(2012), a permanente curiosidade do professor sobre a criança é ponto de partida da avaliação que é proposta aqui, sem a intenção de julgar o que a criança não sabe.
Por meio da OBSERVAÇÃO é possível compreender o desenvolvimento e cada criança a partir das propostas realizadas. Mas de onde partir? Como ser um observador?
A dificuldade, de muitos professores de educação infantil esbarra na formação teórica dos cursos de Magistério e Pedagogia, que não ensinam a ver, ouvir e conversar com as crianças, entender o que sentem, perceber seus desejos e ansiedades. Por isso, muitas vezes, vejo professores sem saber como agir diante dos balbucios dos bebês, por exemplo. Para entender sobre a aprendizagem das crianças, é preciso caminhar com elas. Lado a lado. Não se pode ficar ao lado da criança só no final do caminho e dizer se chegou ou não lá. O professor precisa estar presente durante todo o percurso.
Imagino que todo professor também se inquiete com essas questões que remetem ao COMO fazer. Parece simples falar de observação, olhares e escutas. Registros, relatórios e documentações. Mas, na hora de avaliar, de comunicar aprendizagens, como fazer?
Para enxergar novas possibilidades de avaliação e comunicação de aprendizagens é preciso criar e experimentar instrumentos pedagógicos que ajudam nessa prática. É preciso planejar para poder observar. Construir boas perguntas e organizá-las em tabelas, por exemplo, para poder comparar e ver evoluções é um dos caminhos possíveis. A partir disso, então, é possível criar novas questões que orientem a observação, que nada mais é do que a forma de entender o desenvolvimento de cada criança a partir da proposta e atividades realizadas.
Quando não se planeja a observação não há o que fazer, só ver o tempo passar enquanto a atividade acontece. A observação é um instrumento da avaliação e planejamento. O (a) professor(a) planeja, coloca em prática, avalia e continua planejando num ciclo reflexivo e cheio de sentido.
Portanto, a observação é um exercício planejado, pensado e que apoia a reflexão e a ação docente. Na Educação Infantil é cada dia mais essencial para as continuidades esperadas no planejamento.
E você? Me conta aqui nos comentários o que faz para observar suas crianças!