Construindo olhares individuais

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Entender como acontece o desenvolvimento de cada criança e estar atento a mudanças, avanços e possíveis retrocessos, exige reflexão, olhares atentos e escutas sensíveis por parte do professor. Parece simples falar de observação, olhares e escutas. Mas, na hora de traçar um perfil, de identificar potencialidades e dificuldades em cada um, como fazer?

Para enxergar novas possibilidades de avaliação e comunicação de aprendizagens apresento importantes instrumentos que ajudam nessa prática.

Vamos começar pelo mais potente instrumento que todos os professores podem utilizar: OBSERVAR e ESCUTAR. Ações fundamentais na prática docente, VER-OUVIR a criança, configura-se primeiro em um convite e em seguida, em um exercício constante. E com a prática, torna-se parte da ação educativa desenvolvida e aprimorada a cada dia pelo professor.

Para observar e escutar crianças é preciso estar com elas. Brincar junto, estar ao lado. Tomar distância, algumas vezes, para ver melhor. Conversar, ouvir, deixar falar. Perguntar.

Há cinco questões que merecem ser registradas quando se pensa nas individualidades presentes no grupo, que ajudam a traçar o perfil de cada criança:

  1. Como você está construindo sua relação com ela? (Percebe dificuldades, a criança ainda não se sente segura com você, ou, estão trilhando um caminho baseado na confiança e respeito, há troca afetiva, a criança ainda não aceita sua ajuda, ou, requer sua presença tempo todo…)
  2. Como a criança está descobrindo e construindo conceitos sobre o mundo? (Faz perguntas, conversa com os colegas, envolve-se com os objetos e realiza pesquisas sensoriais, como?)
  3. Como acontece sua socialização? (Demonstra preferência por determinados colegas, demosntra liderança nas brincadeiras, em que momentos prefere estar sozinho?)
  4. Como resolve conflitos? ( Disputa de brinquedo, espaços, atenção do professor, irrita-se facilmente, faz birra, morde, cede ao outro…)
  5. Escreva sobre uma experiência reveladora que desafiou e encorajou a criança a prosseguir em suas descobertas com segurança, ou que tenha interrompido suas iniciativas. ( Relate falas, desenhos, atitudes da criança que chamaram sua atenção – vídeos e fotos podem ajudar a escrever sobre esse momento)

Já entendemos que o primeiro passo para conhecer cada criança é olhar e escutar os pequenos. Mas o que fazer com essas observações? É preciso utilizar instrumentos de apoio de memória, registros que ajudarão na construção e entendimento de processos de aprendizagens individuais e coletivos.

Vale lembrar, que esses instrumentos são importantes também porque ajudam o professor a construir uma prática reflexiva. Para apoiar esses instrumentos temos muitos Recursos de Registros. Por aqui, já falamos sobre o diário de bordo, mas não existe um modelo único e ideal. Depende da intencionalidade do professor, do contexto, dos envolvidos.

Por isso é fundamental conhecer seu grupo e cada criança, para fazer escolhas consistentes na hora de planejar as experiências educativas e escolher recursos e instrumentos eficientes que vão garantir oportunidades de interações, explorações e pesquisas incríveis para os pequenos. Aceite meu convite e comece já a olhar e escutar suas crianças, professor(a)!