De todo dia

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Todo dia ela faz tudo sempre igual, me sacode as 6 horas da manhã, me sorri um sorriso pontual e me beija a boca de hortelã”…

Essa letra do Chico Buarque nos ajuda a pensar em como a rotina é marcante em nosso dia a dia e o quanto ela nos assegura na organização do trabalho, da casa, enfim… da vida. E para as crianças e professores isso não é diferente.

As crianças já chegam na escola trazendo de casa a experiência de uma rotina familiar, bem ou mal estruturada, a criança compreende que há tempos para comer, dormir, brincar, tomar banho, etc…

E na escola? Como o professor deve organizar a rotina?

Vou contar como estou fazendo e como observo também outras professoras e crianças nessa construção.

A primeira coisa é estar presente. Devemos estar com as crianças nas brincadeiras, observá-las em suas relações, ouvir conversas, anotar o que for importante, filmar situações para depois pensar sobre e, claro, brincar junto. A partir dessas experiências pautadas na reflexão do que foi observado, vamos pensar na organização de tempos e espaços para ampliar as aprendizagens das crianças.

Toda a rotina deve ser construída a partir das necessidades dos pequenos. E nesse ponto podemos elencar pelo menos três:

  • Biológicas: higiene, sono, alimentação…
  • Psicológicas: segurança, ritmos de aprendizagem, relações afetivas
  • Sociais: interações, a cultura e estilo de vida das famílias e da comunidade

É preciso considerar também o ponto de vista organizacional da escola e se adequar. O ideal é que haja poucos momentos de transição, interrupção e espera em que as crianças ficam ociosas, e para isso pode-se organizar espaços com experiências diversificadas, os cantinhos ou como preferir nomear.

À medida em que se definem os tempos e espaços, nas turmas até 2, 3 anos, pode-se construir fichas com objetos que representem esses momentos, junto com as crianças. E, nada de levar esse tipo trabalho para fazer em casa, hein! Um pratinho com colher pode ser colado no papelão pintado pela meninada e virar a ficha do lanche, por exemplo. Uma outra ideia é utilizar fotos das crianças em ação nesses espaços. Para os maiores a dica é construir as fichas com desenhos, fotos e escritas feitas pela meninada. Ah, e não se esqueça: a escrita de números e palavras da rotina contribuem para essa organização do tempo e espaço pelas crianças. Me conta como você faz essa construção diária com suas crianças, vou adorar saber! Será inspirador para outros professores da infância!

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