Tempo de leitura: 2 minutos
Uma colega perguntou porque ainda estudo, já que terminei o mestrado e não trabalho “fichada” em uma escola. A pergunta me causou um desconforto inicial e parei para refletir sobre minha trajetória e sobre as causas do incômodo antes de responder.
O fato é que não me lembro de não estudar durante toda minha vida!
Não é porque uma pessoa termina a faculdade ou consegue um bom emprego que não precisa mais estudar. Ao contrário!
Atualmente, quem não se mantém sabido das novas teorias, tecnologias e metodologias está fadado a acomodação e possivelmente a ser substituído na primeira oportunidade. Aquela história de estudar para ter uma profissão e trabalhar até aposentar-se nela, é um engano. E isso funciona para todos nós.
Professores e professoras, o mundo está mudando! Leis trabalhistas, fim de várias conquistas e direitos retirados são apenas algumas mudanças as quais teremos que nos adaptar e nos reinventar. Nossa profissão é de luta, é de quem não se acomoda e está pronto a enfrentar o presente com nossa maior arma: o conhecimento.
Durante os tempos de aluna na escola, me encantei em aprender muitas coisas, que não são conteúdos, mas que levei para a vida. E dessas experiências positivas com o saber, nunca mais parei de estudar e aprender. Enfim, estudo porque eu quero, porque preciso, porque gosto e porque escolhi. E acredito que vai ser sempre assim!
O trabalho docente exige criatividade, muita disciplina com os estudos, com a pesquisa, com a leitura e escrita. E eu estou dedicando uma parte dessas aprendizagens as novas tecnologias. O mundo on line nos oferece um universo de possibilidades e saberes. Estudar virtualmente já faz parte da minha rotina. E você, professor(a) já experimentou aprender on line? Quero saber!
Há quinze dias fiz a minha primeira aula virtual. Me preparei como se fosse presencial, a aula foi ao vivo e pude interagir com quem estava no chat. Foi um desafio! E eu confesso que adorei! Semana que vem, teremos um novo encontro digital! Farei uma aula on line sobre um tema que é fundamental e ao mesmo tempo, uma grande questão para todo professor da infância: Como construir rotinas significativas na educação infantil?
Vamos viver a experiência de aprender de outra forma, mais criativa, por novos meios! Estudar, aprender e fazer vão ganhar um novo sentido!