REGISTRO COMO PRÁTICA DE AVALIAÇÃO

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REGISTRAR

Conforme nos indica a BNCC para a Educação Infantil, é preciso acompanhar tanto as práticas do(a) professor(a) quanto as aprendizagens das crianças, realizando a observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens. Por meio de diversos registros, feitos em diferentes momentos tanto pelos professores quanto pelas crianças (como relatórios, portfólios, fotografias, desenhos e textos) abrem-se possibilidades de reflexão e construção de sentidos pelos adultos e pelas crianças.

REGISTRAR PARA PLANEJAR

Já entendemos que o primeiro passo para a avaliação na educação infantil é olhar e escutar crianças. Mas o que fazer com essas observações? É preciso utilizar instrumentos de apoio de memória, registros que ajudarão na construção e entendimento de processos de aprendizagens individuais e coletivos.

Importante lembrar, que esses instrumentos são importantes também porque ajudam o professor a construir uma prática reflexiva. Para apoiar esses instrumentos temos muitos Recursos de Registros. E para isso, não existe um modelo único e ideal. Depende da intencionalidade do professor, do contexto, dos envolvidos. Por isso é fundamental conhecer para fazer escolhas consistentes na hora de planejar as experiências educativas e escolher recursos e instrumentos eficientes de registro para iniciar processos de documentação pedagógica com as crianças. Veja o quadro abaixo com alguns exemplos de instrumentos utilizados por professores da educação infantil:

REGISTRAR PARA REFLETIR E COMUNICAR
Documentação pedagógica- Narrativas compostas por marcas, escritas, desenho, imagens, vídeos, áudios…
Diário de bordo
Dossiê e Livrão ( da Vida, da Turma, …)
Portfólio, Álbum-
Envelopes
Coletânea
Planejamentos Relatório individual Relatório coletivo

COMO , QUANDO ONDE E PARA QUÊ

Na hora de registrar suas observações, no entanto, o(a) professor(a) precisa ser cuidadoso(a) para separar o tempo. Se está interagindo com as crianças, não pode o tempo todo fazer anotações. Dessa maneira, pode-se registrar de acordo com a natureza da atividade. Assim, alguns momentos pedem o papel e caneta, outros um gravador de áudio e/ou vídeo e, outros mais, uma câmera fotográfica. Não é possível escrever tudo. Recomenda-se concentrar em estar presente – observar os detalhes especiais que tornam cada criança um ser único em sua potencialidade.

O momento do registro é essencial para reunir elementos a partir dos quais é possível promover reflexões sobre a prática docente e compreender para quê, para quem e por quê se organiza essa prática profissional. Tomando como ponto de partida base uma análise crítica e reflexiva desses registros – associada a uma atitude questionadora sobre suas ações – é possível reorganizar as práticas em outras bases, tanto do ponto de vista teórico como metodológico.

Falar em avaliação na educação infantil, é na verdade falar desse processo de acompanhamento do desenvolvimento, que acontece justamente através da observação atenta e frequente, que possibilita que o professor tenha condições de estabelecer os melhores registros descritivos e as melhores formas de comunicação.