Construindo um grupo com a meninada

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Desde o momento que recebemos as crianças iniciamos um processo de construção de um grupo. Isso parece ser simples mas não é tarefa fácil construir um grupo organizado, criativo, cooperativo, motivado, participativo e solidário com a meninada. Tem professor que passa o ano inteiro nessa luta! Por isso,  é traçar o perfil do grupo e investir agora nessa construção!

Nessa reflexão, misturo minhas palavras, com um texto que me marcou muito, da mestra Madalena Freire, que nos diz que um grupo se constrói através da constância da presença de seus elementos, na constância da rotina e de suas atividades. Na organização sistematizada de encaminhamentos, intervenções por parte do educador, para a sistematização do conteúdo em estudo, um grupo se constrói no espaço heterogêneo das diferenças entre cada participante.

Da timidez de um, do afobamento do outro, da serenidade de um, da explosão do outro, do pânico velado de um, da sensatez do outro, da serenidade desconfiada de um, da ousadia do risco do outro, da mudez de um, da tagarelice do outro, do riso fechado de um, da gargalhada debochada de outro, dos olhos esbugalhados do outro, da curiosidade de uns, da criatividade de outros.

Um grupo se constrói enfrentando o medo que o diferente, o novo provoca, educando o risco de ousar. Um grupo se constrói construindo o vínculo com a autoridade e entre iguais. Um grupo se constrói na cumplicidade do riso, da raiva, do choro, do medo, do ódio, da felicidade e do prazer.

Momento de cuidado é atenção, é construção de grupo.

Cuidar, educar e brincar são os elementos que sustentam a prática docente e que permearão todas as relações, inclusive na constituição de um grupo.

E isso, o professor da infância já sabe: tem que olhar, escutar, cuidar, estar junto. Observar e escrever. Refletir sobre suas palavras e entender como seu grupo está se constituindo. Para traçar o perfil do seu grupo, utilize as sete dicas para orientar o olhar, apoiar o registro e provocar a reflexão:

  1. Quais as brincadeiras preferidas?
  2. Quais momentos preferem estar em grupo e quais preferem estar sozinhos?
  3. Quais atividades – brincadeiras fazem no grupão, duplas, trios e quartetos?
  4. Como resolvem conflitos?
  5. Como se deslocam pela escola?
  6. Como sua rotina (construção diária, trabalho com calendário, chamada, quantos somos, escolha do ajudante, projetos, brincadeiras, momentos de cuidados, entre outros…) contribui para a construção do seu grupo?
  7. O que pode ser mudado ou mantido para melhorar as relações do grupo?

Com base nessas observações, é importante escrever, no seu Diário de Bordo, como percebe o grupo de crianças e planejar experiências e atividades de acordo com o que estão demonstrando interesse. Conhecer o perfil do seu grupo de crianças é fundamental para o trabalho ficar mais leve, criativo, prazeroso, organizado e com novos desafios para a meninada. Pode apostar!